SEO é a sigla para Search Engine Optimization, que em português significa Otimização para Mecanismos de Busca. É um conjunto de técnicas e estratégias que visam melhorar o posicionamento de um site nos resultados orgânicos dos mecanismos de busca, como o Google, o Bing e o Yahoo! (basicamente o Google manda quase que 100% nessa buscas então seguiremos ele como base nesse artigo)
O objetivo do SEO é aumentar a visibilidade de um site, gerando mais tráfego e oportunidades de negócio, mas ele pode ser aplicado para muitos outros canais como redes sociais, linkedin e youtube por exemplo.
Um site bem posicionado nos resultados de busca é mais facilmente encontrado por potenciais clientes, o que pode levar a um aumento nas vendas, crescimento no número de leads e no reconhecimento da marca (Branding)
A ideia deste artigo é ser um guia completo de SEO. Tanto para iniciantes como para os mais experientes. Portanto tentaremos abordar as bases para entendimento do que é o SEO e como os mecanismos de buscas funcionam.
O que é SEO e como ele funciona
SEO é um conjunto de técnicas e estratégias que visam melhorar o posicionamento de um site nos resultados orgânicos dos mecanismos de busca. Essas técnicas são aplicadas ao site, ao conteúdo e às estratégias de marketing digital.
Os benefícios do SEO são bem óbvios: aumentam o tráfego de forma orgânica para seu site que vai crescendo mês após mês, havendo cada vez menos necessidade de gastar dinheiro com anúncios para conseguir novos clientes.
Em termos simples o SEO mostra aos mecanismos de buscas qual conteúdo é o mais relevante e tem o melhor resultado para cada tópico em questão. Explicando melhor com exemplos: Se você deseja mais tráfego orgânico para seu site precisa atender a exigências do algortimo do Google, caso deseje mais visualizações para seus vídeos precisa fazer o mesmo para o algoritmo do Youtube.
Para que seja criada uma boa estratégia de SEO precisamos entender primeiro como os mecanismos de busca funcionam.
Como os mecanismos de buscas funcionam
Pense numa biblioteca e em como os livros são armazenados e catalogados lá dentro para que possam ser encontrados de maneira rápida e eficiente. Pensou? Ótimo. É exatamente desse jeito que os motores de buscas do google funcionam, só que ao invés de armazenar livros ele cataloga as páginas da web.
Quando você faz uma pesquisa no Google, ele rapidamente faz uma busca nas páginas que estão catalogadas (indexadas) nessa “biblioteca” e busca o conteúdo que ele julga ser o que mais casa com sua intenção de busca, mostrando os resultados mais relevantes para você.
Ninguém sabe ao certo como o algoritmo do google funciona, mas temos algumas pistas sobre o que agrada a esses algoritmos.
Os mecanismos de busca usam uma série de fatores para determinar o posicionamento de um site nos resultados de busca. Dentre os mais importantes desses fatores incluem:
- A relevância do conteúdo para a consulta do usuário
- A qualidade do conteúdo
- A autoridade do site
- A popularidade do site
- A importância do SEO
O SEO é uma ferramenta essencial para qualquer negócio que deseja alcançar um público maior online. Ao melhorar o posicionamento do site nos resultados de busca, você pode aumentar o tráfego orgânico para o seu site, gerar mais leads e aumentar as vendas.
Curiosidade O Google tem uma participação de mercado de aproximadamente 92%. É por isso que vale a pena otimizar seu site para o Google em vez do Bing, Yahoo ou qualquer outro mecanismo de busca na web.
Como otimizar um site para o Google
Como dissemos anteriormente ninguém sabe ao certo que fatores e quais critérios são utilizados pelo Google para ranquear as páginas e decicidir o que é mais relevante para o usuário na hora em que uma busca é realizada
Sabemos portanto, através de muitos testes ( sim, se você quer trabalhar com SEO precisa de paciência rs) que ele classifica páginas da web e não sites. Isso significa que você não precisa ser uma grande corporação ou ter um grande site para que aparecer nos primeiros resultados.
Você pode ter um artigo ou página com conteúdo de qualidade que ranqueia melhor que seus concorrentes muito maiores que você, apenas seguindo boas práticas e criando conteúdo de valor para o que seu público busca.
O Google não dá a mínima pro seu tamanho, portanto foque sempre no usuário. Dito isto, agora vamos falar sobre tópicos importantes e quais são essas boas práticas que farão com que suas chances de aparecer nos primeiros resultados dos motores de busca aumentem:
Rastreabilidade (Crawlability)
Antes que o Google pense em mostrar o seu conteúdo para quem está buscando ele precisa saber que você existe não é mesmo?!
O Google utiliza algumas maneiras para decobrir novos conteúdos, mas o principal método utilizado pelo pai das pesquisas é o rastreamento. Explicando de maneira simples, o rastreamento ou crawling é como o google indexa seu conteúdo e começa a mostrá-lo aos usuários quando uma busca é feita. Isso pode ser feito de algumas maneiras pelo profissional de SEO, sendo as mais utilizadas o sitemap e o robots.txt. Neste artigo somente citaremos essas técnicas, mas falaremos delas em um outro artigo dedicado.
Otimização para Dispositivos móveis (Mobile Friendly)
Aproximadamente 63% das buscas no Google são feitas através de dispositivos mobile. Quer você goste ou não é o Futuro, todo mundo a todo momento está com um celular na mão conectado a internet e fazendo algum tipo de busca.
Sabendo disso o Google mudou o algoritmo (como ele curte fazer constantemente rs) e passou a priorizar esses dispositivos no que se refere a experiência do usuário (UX) . Isso significa que se você quer rankear seu conteúdo de maneira eficaz, seu site precisa estar otimizado para esses dispositivos, caso contrário ele perderá cada vez mais espaço nos mecanismos de buscas.
Abaixo temos um exemplo do nosso próprio site otimizado para dispositivos mobile. Você pode testar seu site nessa ferramenta de teste de compatibilidade com dispositivos móveis fornecida pelo próprio Google.
Velocidade da página (PageSpeed)
A rapidez com que as páginas do seu site são carregadas e aparecem para o usuário é chamada de Page Speed. É um fator muito relevante para os motores de busca e você deve otimizar as páginas do seu site tanto para mobile quanto para desktop.
Isso ocorre pois se o seu site demora a carregar, o usuário fica instisfeito e acaba desistindo da busca pois teve uma experiência ruim com a página. Portanto utilize técnicas de seo e fale com seu desenvolvedor para que seu site carregue o mais rápido e dinâmicamente possível, pois isso o ajudará muito a chegar nas primeiras posições.
Intenção de buscas (Search Intent)
Entender o que usuário pesquisa e como criar conteúdo relevante para cada etapa de busca dele é um desafio para qualquer profissional de SEO. Para isso, é muito importante entender bem como funcionam as Palavras Chaves ou Keywords.
Você precisa saber procurar e conectar ideias de palavras chaves relevantes com bom volume de busca pelo usuário ao mesmo tempo que elas façam sentido para seu negócio. Sua página precisa estar alinhada com a intenção de busca da sua persona. Caso contrário você estará escrevendo e criando conteúdo para o vento.
Além disso a SERP (Search Engine Results Page) mostra resultados diferentes e personalizados para cada busca, portanto você precisa entender que tipo de conteúdo é mais relevante para cada público alvo, já que alguém que busca “Receitas para bolo caseiro” que ver um tipo de conteúdo totalmente diferente do usuário que busca ” Onde comprar um Playstation 5″. E o Google sabe muito bem disso e mostra exatamente o que cada um deles precisa.
Backlinks
De forma bem simplificada, Backlinks são como votos, ou apontamentos de outros sites relevantes para seu conteúdo ou página. De maneira geral quem tem mais bakclinks tende a obter um número maior de tráfego e consequentemente faz com o Google o veja como sendo mais relevante que outros e o posicione melhor na SERP
A quantidade recebida de Backlinks funciona como vários site apontando para seu site, fazendo com que ele ganhe autoridade e classificando-o com maior relevância. Por isso quando se trata de backlinks o importante é qualidade e não quantidade, já que o algoritmo sabe quando esses backlinks estão sendo forjados ( prática conhecida no mercado de SEO como BlackHat ). O que nos leva ao próximo tópico no quesito ranqueamento.
Autoridade
Quando um página passa a ganhar relevância, ela começa a receber backlinks de qualidade e seus conteúdos começam a pleitear as primeiras páginas da SERP. Isso faz com que receba mais clique e cada vez mais sites relevantes apontem para os conteúdos dessa página. Isso chamamos de Autoridade no SEO
Existem algumas técnicas para fazer um site ganhar autoridade mas isso leva tempo e não entraremos a fundo nelas neste artigo. O que importa para sabermos agora é além de citar o fator de ranqueamento, entendermos o básico de como ele funciona para que você leve em consideração na hora de criar sua estratégia SEO, mas prometo criar mais conteúdos onde aprofudaremos mais sobre autoridade.
Conteúdo de Qualidade
Por último mas não menos importante a qualidade do seu conteúdo é um dos fatores primordiais para que suas páginas alcancem os primeiros resultados nos motores de busca. De nada vale seu site estar todo otimizado, bonito e rápido se o conteúdo não oferece valor algum ao usuário.
Portanto tire um tempinho para criar conteúdo de qualidade que agregue valor a sua persona, seja em que estágio de busca ela estiver (também falaremos mais sobre persona num outro momento).
É importante que ela encontre o que precisa em seu site. O Google adora conteúdos que gerem valor e forneçam informações relevantes para as buscas feitas pelos usuários, sabendo disso foque em criar conteúdo de qualidade e faça uma boa arquitetura de site para que isso funcione da melhor maneira e te ajude a alcançar seus objetivos.
As principais técnicas de SEO
Existem 3 principais categorias de técnicas de SEO. Nesse artigo nos manteremos somente em exemplos e explicação básica sobre cada tipo. Falaremos mais detalhadamente sobre as Técnicas e Tipos de SEO em um artigo dedicado ao assunto.
- SEO On-page: refere-se às técnicas que são aplicadas diretamente ao site, como a otimização do conteúdo, da estrutura e da arquitetura do site.
- SEO Off-page: refere-se às técnicas que são aplicadas fora do site, como a construção de links de qualidade e a participação em redes sociais.
- SEO Técnico: São técnicas mais voltadas para desenvolvimento Backend e precisam de um conhecimento um pouco mais aprofundado de SEO pelo nível de complexidade que aprensentam
SEO ON PAGE
As principais técnicas de SEO on-page incluem:
- Otimização do conteúdo: o conteúdo é o principal elemento que os mecanismos de busca consideram para determinar o posicionamento de um site. Portanto, é importante criar conteúdo de qualidade, relevante e otimizado para as palavras-chave que se deseja posicionar.
- Otimização da estrutura do site: a estrutura do site também é importante para o SEO. É importante garantir que o site seja fácil de navegar e que as páginas estejam bem organizadas.
- Otimização da arquitetura do site: a arquitetura do site refere-se à forma como as páginas estão interconectadas. É importante garantir que as páginas relevantes estejam vinculadas entre si.
SEO off-page
As principais técnicas de SEO off-page incluem:
- Construção de links de qualidade: os links de qualidade são um sinal importante de autoridade para os mecanismos de busca. Portanto, é importante construir links de qualidade para o site.
- Participação em redes sociais: as redes sociais podem ser uma ótima maneira de gerar tráfego e backlinks para o site.
- Guest Posts: Troca de posts com outros sites com assunto em comum com o seu, fazendo com que a autoridade de um site passe para o outro e vice versa.
SEO Técnico
As principais técnicas de SEO Técnico incluem:
- Otimização de rastreamento: garantir que os mecanismos de busca possam rastrear e indexar todas as páginas do seu site. Isso pode ser feito usando um mapa do site XML, corrigindo erros de rastreamento e otimizando a velocidade de carregamento das páginas.
- Otimização de indexação: garantir que as páginas do seu site sejam indexadas corretamente pelos mecanismos de busca. Isso pode ser feito usando dados estruturados, otimizando os títulos e meta descrições das páginas e evitando o conteúdo duplicado.
- Otimização para dispositivos móveis: garantir que o seu site seja otimizado para dispositivos móveis, como smartphones e tablets. Isso pode ser feito usando um design responsivo, testando o seu site em diferentes dispositivos e corrigindo erros de compatibilidade com dispositivos móveis.
- Otimização de imagens: otimizar as imagens do seu site para os mecanismos de busca. Isso pode ser feito usando nomes de arquivos descritivos, texto alternativo e dados estruturados de imagens.
- Otimização de desempenho: melhorar o desempenho do seu site, reduzindo o tempo de carregamento das páginas. Isso pode ser feito otimizando as imagens, reduzindo o tamanho dos arquivos CSS e JavaScript e usando um CDN (Content Delivery Network).
Como criar um plano de SEO
Para criar um plano de SEO eficaz, é importante seguir estas etapas:
- Analise o seu site: antes de aplicar qualquer técnica de SEO, é importante fazer uma análise do seu site para identificar os pontos fortes e fracos.
- Defina as suas metas: defina quais são as suas metas com o SEO. Você quer aumentar o volume de tráfego? Gerar mais leads? Aumentar as vendas?
- Escolha as suas palavras-chave: Escolha as palavras-chave (Keywords) que você deseja posicionar, escolher as palavras chaves mais relevantes para seu objetivo SEO é quase que uma arte e essencial para qualquer estratégia de SEO.
- Aplique as técnicas de SEO: Aplique as técnicas de SEO adequadas para o seu site. Deixar seu site redondinho para que os motores de buscas entendam ele como relevante e mostrem ao usuário sempre que uma busca for feita por ele.
- Monitore os resultados: monitore os resultados do SEO para ver o que está funcionando e o que precisa ser melhorado. Afinal é como dizia a velha frase:
“Em Deus nós confiamos, todos os outros devem trazer dados”
W. Edwards Deming
Como monitorar os resultados do SEO
Existem diversas ferramentas que você pode usar para monitorar os resultados do SEO. Essas ferramentas permitem que você acompanhe o tráfego do seu site, as palavras-chave que você está posicionando e o desempenho dos seus concorrentes, aqui só as citaremos, pois também falaremos delas em mais detalhes em outro artigo dedicado a Ferramentas de SEO
- Google Search Console
- AHrefs
- SEmRush
- Screamfrog
Conclusão
Sabendo como os mecanismos de buscas funcionam é necessário se esforçar para criar conteúdo de qualidade para ranquear bem. Embora o Google mude constantemente seu algoritmo para os mecanismos de buscas, nada garante que o conteúdo e técnicas aplicadas hoje funcionem bem daqui a um ano, por exemplo.
Mas não precisamos entrar em pânico, as bases para uma estratégia de SEO costumam ser as mesmas desde os primórdios com pequenas alterações e adaptações a essas trocas de algoritmo.
Portanto foque nas bases, continue sempre estudando e se mantendo atualizado e você dificilmente será pego de surpresa por alguma mudança que o google faça nos mecanismos de buscas.
SEO é uma ferramenta essencial para qualquer negócio que deseja alcançar um público maior online. Ao aplicar as técnicas de SEO corretas, você pode melhorar o posicionamento do seu site nos resultados de busca, gerar mais tráfego e oportunidades de negócio.
E caso precise de um especialista em SEO para cuidar disso para você entre em contato conosco que ficaremos felizes em te ajudar.
Fonte: ahref blog
2 comentários em “O que é SEO? E porque ele é tão importante para qualquer négocio”
Como sempre um excelente artigo e com conteúdo de qualidade.
Certamente utilizarei como guia nos estudos e não vejo a hora de ler o artigo dedicado a Ferramentas de SEO
Meus parabéns!
Hugo Nunes
Muito Obrigado … Pode deixar que já estamos preparando os próximos artigos. Grande abraço